Escola em São Paulo utiliza yoga e meditação para trazer mais qualidade de vida aos professores e alunos

Escola em São Paulo utiliza yoga e meditação para trazer mais qualidade de vida aos professores e alunos

O Yoga é uma prática originária da Índia, que surgiu há mais de 5000 mil anos atrás. Entretanto, na América do Sul, o Yoga só chega por volta de 1920, na Argentina, para então posteriormente chegar ao Brasil. Embora a meditação e o yoga sejam “novos” no ocidente, seus amplos benefícios levam a ser cada vez mais adotadas, como é o caso da escola Teia Multicultural, em São Paulo.

Segundo o diretor executivo do Asas Educação e diretor administrativo e sócio da Teia Multicultural, Lucas de Briquez, essa prática trabalha o funcionamento da mente e do corpo, de modo que o foco aumenta, assim como é equilibrado o controle das emoções. “O funcionamento dos batimentos cardíacos e pulmões também são favorecidos, já que as ‘asanas’ (posições de yoga) melhoram a circulação sanguínea e os batimentos cardíacos”, explica. O empresário lembra que a instituição aplica a prática do yoga e da meditação com fins pedagógicos. “As sessões são feitas com objetivo de controlar o estresse dos alunos e consequentemente melhorar o foco das crianças, para que dessa forma, seja possível promover um ambiente de ensino mais harmônico”, revela.

Segundo especialistas em educação, a falta de foco e atenção são grandes problemas enfrentados por crianças e adolescentes durante a vida escolar. Dessa maneira, as atividades buscam ajudar em questões de foco, aumentar a concentração e consequentemente, beneficiar a saúde mental do aluno. “A ansiedade, conhecida como “o mal do século”, se faz ainda mais presente nesse período em que vivemos, enquanto nos recuperamos de traumas e hábitos ruins adquiridos durante a pandemia. As crianças estão entre as principais prejudicadas e a meditação, o mindfulness e a yoga, podem e devem ser utilizadas para que o praticante aprenda a se concentrar no momento presente, minimizando transtornos e possibilitando a autorregulação”, completa.

Professor de yoga comenta iniciativa

Segundo o professor Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut de yoga, é fundamental lembrar os grandes benefícios que essa prática trará aos estudantes: “O primeiro é em relação ao fenômeno do stress, que não é tão bem compreendido quanto a gente imagina, e os exercícios vão permitir um alívio depois de vivenciar situações tensas. Outro ponto importante é o desenvolvimento da resiliência do sistema nervoso, o que vai permitir um aumento da performance do indivíduo diante das adversidades que aparecerem em sua vida”.

Kaiut acrescenta que um outro ponto muito importante da prática para as crianças está relacionado ao desenvolvimento cognitivo. “A partir de um uso inteligente do corpo, a pessoa também passa a integrar as suas memórias. Com o corpo sendo usado de forma lúdica, isso vai ajudar no futuro que a pessoa tenha toda sua capacidade plena para aprender sempre mais. Isso vai ajudar na formação enquanto criança e adolescente e os frutos serão colhidos futuramente”, completa.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Evento de adoção neste sábado (4/12/2021)

Evento de adoção neste sábado (4/12/2021)

Leia mais >>
Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Açúcar pode ser um grande vilão para a sua pele

Leia mais >>
Nutricionista da dicas para alcançar a melhor forma até o fim do ano

Nutricionista da dicas para alcançar a melhor forma até o fim do ano

Leia mais >>