5 momentos do desenvolvimento da criança que a leitura pode ajudar

5 momentos do desenvolvimento da criança que a leitura pode ajudar

O desenvolvimento da criança é marcado por fases desafiadoras, que podem deixar os pais de “cabelos em pé”. Comer corretamente, rotina de sono, desfralde, escovar os dentes ou interagir com outras pessoas são fases comuns do crescimento das crianças e que requerem muita paciência, jogo de cintura e repetição para que as novidades sejam encaradas de maneira positiva pelo os pequenos. Para tornar esses momentos mais leves e divertidos para toda a família a leitura, pode ser aliada.

A plataforma de livros infantis Dentro da História criou títulos que ilustram momentos comuns do desenvolvimento da criança e ajudam a tornar cada período mais leve, recreativo e educativo. “É preciso saber tratar cada assunto com a régua da maturidade da criança, por isso, as leituras ajudam. A produção de cada livro é realizada com a linguagem necessária para cada idade. Desde a primeira infância, que precisa de uma determinada motivação, até os maiores, que já desejam realizar atividades por conta própria”. Explica a educadora da Dentro da História, Claudia Onofre.

Visando esse dinamismo no aprendizado, a Dentro da História possui em seu catálogo diversos títulos, voltado para crianças de 0 a 12 anos, que trazem como tema situações comuns ao desenvolvimento infantil. “A criança aprende de forma lúdica. Então, ao invés de você dizer que ela precisa escovar os dentes, porque não ler uma história em que um personagem que ela gosta muito está passando pela mesma fase? Vai ser um espelho pra ela. Criança se espelha em quem gosta e aprende por repetição. Por isso, a leitura precisa ser algo constante dentro de casa”, afirma Claudia.

Com personagens como Galinha Pintadinha, Bita, Masha e o Urso e Peppa Pig, a plataforma possibilita que os pais personalizem todos os títulos ao criarem um avatar com características físicas de seus filhos, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado. Essa caracterização causa envolvimento do pequeno, que pode participar das histórias ao lado de seus personagens preferidos.

Títulos que ajudam no desenvolvimento da criança

Hora de dormir

O desenvolvimento da criança fica mais fácil com os livros personalizados
GALINHA PINTADINHA MINI – HORA DO SONHO

Colocar as crianças para dormir pode não ser uma tarefa fácil, mas criar uma rotina de sono é de extrema importância para que todos consigam descansar de maneira satisfatória. Pais que estão com dificuldades com o assunto, pode ter no livro “Galinha Pintadinha Hora do Sonho” uma grande ajuda.

A história coloca a criança e a famosa “Popó” para fazerem uma viagem por vários cenários. Nestes locais, a dupla aprende truques, como respirar profundamente e cantar canções de ninar. Isso ajuda as crianças a pegarem no sono de maneira mais fácil e rápida.

Hora de comer

A introdução alimentar é uma fase desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa, pois são diversas possibilidades e texturas a serem exploradas pela criança. Com isso, o estímulo de alimentação saudável ou saber o momento certo para o lanche é importante. Para criar hábitos, existem leituras que facilitam para que isso flua da melhor forma:

O livro “Galinha Pintadinha – Hora do Lanchinho” mostra para a criança que comer pode ser muito divertido. Com a representação de diversas frutas dos pomares e plantações na Fazenda do Seu Lobato, a criança vai se aventurar ao lado da Popó, do Pintinho Amarelinho e do Galo Carijó para uma refeição animada e deliciosa.

Livros como Hora do Lanchinho unem personagens já conhecidos para ajudar no desenvolvimento da criança
GALINHA PINTADINHA MINI – HORA DO LANCINHO

Hora de ir ao banheiro

Desfraldar, tomar banho e escovar os dentes são fases que costumam dar um certo trabalho aos pais, mas que não podem ser deixadas de lado. Para evitar a “dor de cabeça”, vale apostar em leituras que mostram como esses momentos são divertidos, prazerosos e essenciais.

O livro ‘’Mundo Bita – Bita em Deu Vontade’’ é ideal para ensinar as crianças que o banheiro é o lugar certo para ir quando chega a hora de deixar as fraldas.

Para tornar esse momento mais leve e divertido, com a ajuda de Bita e seus amigos, as crianças vão entender que deixar as fraldas é natural. Assim como todo mundo precisa ir ao banheiro, afinal, o corpo funciona como um reloginho.

MUNDO BITA – BITA EM DEU VONTADE

Hora de arrumar a bagunça

Casa com criança é sinônimo de bagunça e diversão. Mas desde pequeno, os pequenos precisam ter a responsabilidade de organizar o que foi tirado do lugar. No título “Masha e o Urso – Uma Surpresa para o Urso”, Masha tem a ideia de preparar um café da tarde para o Urso e precisa da ajuda da criança para realizá-la.

No meio de farinha, massa e fermento, a dupla vai se divertir e aprender o nome de alguns alimentos. Além disso, entender que sempre após uma bagunça, é preciso arrumar todo o local.

As crianças aprender a ter mais responsabilidade e organização com histórias como essa
MASHA E O URSO – UMA SURPRESA PARA O URSO

Clube de assinatura para o desenvolvimento da criança Dentro da História

Com títulos que estimulam a leitura e o desenvolvimento da criança de 0 a 12 anos, a Dentro da História atua com personalização de livros infantis. Os pais podem personalizar todos os títulos disponíveis na plataforma online da marca e crie um avatar com características físicas das crianças. Dá pra escolher tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado dos pequenos ao lado de seus personagens preferidos.

Além de vendas avulsas, a plataforma possui o Clube de Assinatura, que possui opções de assinatura mensal, semestral e anual. Além do livro 100% personalizado e com capa dura, o assinante recebe brincadeiras surpresa, figurinhas do protagonista e um guia de atividades e de leitura. Nos planos semestral e anual, no primeiro mês, o assinante recebe também uma mochila com um dos personagens do Dentro da História, o Bisc8.

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Cientista cria terapia personalizada para tratar transtorno de personalidade

Cientista cria terapia personalizada para tratar transtorno de personalidade

Leia mais >>
QI define inteligência e influencia nas demais inteligências, aponta especialista

QI define inteligência e influencia nas demais inteligências, aponta especialista

Leia mais >>
Corpo e mente: conheça as propriedades e os benefícios do chá de hibisco

Corpo e mente: conheça as propriedades e os benefícios do chá de hibisco

Leia mais >>