Críticas a Bolsonaro na repercussão da Foto do Ano

Críticas a Bolsonaro na repercussão da Foto do Ano

Os resultados do maior prêmio mundial de fotojornalismo, o World Press Photo, anunciados nesta quinta-feira (15/4), acabaram colocando em evidência os dois temas de maior presença na  pauta da imprensa internacional sobre o Brasil: a crise ambiental e a gestão da Covid-19, com crítica direta ao Presidente Jair Bolsonaro. 

O discurso e o vídeo do dinamarquês Mads Nissen, que ficou em primeiro lugar na categoria Foto do Ano com uma imagem da Covid-19 produzida em São Paulo, menciona a gravidade da crise do coronavírus no país e a atuação do Presidente. Matérias publicadas em vários jornais internacionais associaram a foto ao momento crítico da Covid-19 no Brasil.

Meio ambiente e Covid

Na categoria Séries Meio Ambiente, coube ao brasileiro Lalo de Almeida o primeiro lugar, com um registro fotográfico dramático dos incêndios no Pantanal. Sua série para a Folha de S.Paulo mostra animais carbonizados e enormes áreas devastadas no ano passado pelos piores incêndios ocorridos em décadas na região.

Mas foi a Foto do Ano do World Press Photo 2021 que retratou a crise que abalou o mundo inteiro em 2020. Ela foi considerada pelo júri a imagem mais emblemática da Covid-19 no mundo: o abraço no Brasil em agosto do ano passado entre uma enfermeira e uma idosa por meio de uma cortina plástica para evitar o contágio do vírus.

A imagem foi produzida no Lar Viva Bem, em São Paulo, e foi escolhida entre as 74.470 imagens jornalísticas inscritas por 4.315 fotógrafos de 130 países. Estampou a primeira página do jornal Politiken, um dos mais importantes da Dinamarca. Mats disse porque resolveu cobrir a crise no Brasil:

“Quando soube da crise que estava acontecendo no país e da fraca liderança do presidente Bolsonaro, que desde o início negligenciou o vírus, chamando a doença de “pequeno resfriado”, realmente senti vontade de fazer algo sobre isso.”

Para ele,  o flagrante reflete “uma história de amor e de esperança nos momentos mais difíceis”.

Repercussão global

A notícia do prêmio máximo dado à foto tirada no Brasil foi publicada em jornais do mundo inteiro. E vários mencionaram o presidente Bolsonaro e a grave situação da pandemia no país, como no caso da alemã DW, que ressaltou que “sob o presidente Jair Bolsonaro, o Brasil é um dos países mais afetados pelo vírus.”

Capi
A autora

Capi

A Capi nasceu em 2020 no parque Barigui em uma família de capivaras, mas viu que o seu negócio mesmo não é caçar e nem procriar, é FOFOCAR. Teve sucesso muito cedo e agora, além de com  DJ oficial da RIC FM ela passa está sempre nas nossas redes sociais contando as maiores tretas dos famosos no quadro Capi Indelicada! Vem conhecer a Capi no @radioricfm no Instagram e no Facebook 😉

Deixe seu comentário

Outras notícias

Quando uma “boa intenção” pode mais atrapalhar do que ajudar o próximo

Quando uma “boa intenção” pode mais atrapalhar do que ajudar o próximo

Leia mais >>
Cientista cria terapia personalizada para tratar transtorno de personalidade

Cientista cria terapia personalizada para tratar transtorno de personalidade

Leia mais >>
QI define inteligência e influencia nas demais inteligências, aponta especialista

QI define inteligência e influencia nas demais inteligências, aponta especialista

Leia mais >>